Quantas vezes você deve afiar as facas? Bem, a resposta curta é sempre que elas começarem a ficar opacas – o que pode variar dependendo da qualidade de suas facas e da frequência com que você as usa.
Suas facas cortam um tomate de forma fácil e sem despedaçar ele todo? Se não, é hora de afiar. Você também pode usar o teste de papel: Segure uma folha de papel e tente cortá-la verticalmente. Se você tiver problemas para cortar o papel, sua faca pode ficar mais afiada. Para a maioria dos cozinheiros domésticos, isso ocorre de duas a três vezes por ano.
Veja também:
- Bancada de mármore: por que ela mancha tão facilmente? Veja dicas do especialista!
- Café sempre fresco: esse é o melhor jeito de armazenar os grãos de café
- Como limpar copos de vidro turvos e embaçados – e evitar que aconteça novamente!
Para afiar as facas em casa, você pode usar um afiador elétrico ou uma pedra de amolar, mas geralmente as pedras são a melhor escolha, já que são mais suaves para as lâminas, relativamente baratas e fáceis de usar.
Veja como usar os dois:
Pedra de amolar
Se você tiver uma faca muito boa, afie-a com uma pedra de amolar.
As pedras de afiar vêm em diferentes tamanhos e grãos (o nível de aspereza da pedra), que geralmente são indicados pela cor, dependendo da marca. Algumas pedras têm dois lados: um lado mais grosso para remover amassados e afiar lâminas muito cegas, e um lado mais refinado para polir e refinar arestas.
A regra é sempre começar a afiar a faca no lado grosso, passando para o lado refinado para finalizar. Se sua bancada for escorregadia, coloque um tapete de borracha ou toalha sob a pedra. Algumas pedras precisam ser lubrificadas ou embebidas em água primeiro; verifique o manual que acompanha a sua para ter certeza.
Veja também:
- Não sabe como armazenar as gemas ou claras de ovo que sobraram daquela receita? Veja aqui!
- 6 utensílios que são essenciais mesmo que você tenha uma cozinha pequena
- 5 objetos que você precisa ter aos 30 para se sentir um adulto realizado
Se tiver dois lados, comece com o lado mais grosso.
Segure sua faca em um ângulo de 15 a 20 graus – isso pode variar ligeiramente de uma faca para outra, então, novamente, verifique as informações que vieram com a sua.
Segurando a faca no ângulo correto com uma mão e a lâmina voltada para você, descanse os dedos da outra mão na parte plana da lâmina e empurre-a para longe de você, dando 10 golpes. Vire-a e dê 10 braçadas do outro lado. Teste e, se ainda não estiver afiada o suficiente, repita até que sua faca esteja de volta à sua antiga glória. Prontinho!
Afiador Elétrico
O amolador de faca elétrico é a maneira mais rápida de restaurar a saúde da sua lâmina, mas também é a mais brutal. O gume de uma faca é uma compressão cônica cuidadosa de camadas de metal, e a batida diária desordena a borda atomicamente alinhada, ou pior – pode lascar pequenos pedaços no metal. Um afiador elétrico simplesmente elimina a borda antiga e afunila uma nova.
Aço de polimento
Depois que sua faca estiver afiada, você vai querer mantê-la assim. É um bom hábito usar um aço para polir toda vez que você tira sua faca. Este método é como dois minutos de cardio para sua lâmina; ele alinha rapidamente todos os íons metálicos no fio da faca para que você possa cortar suas proteínas com facilidade e precisão. Simplesmente segure a faca em sua mão dominante, coloque-a quase plana contra o aço a cerca de 22 graus (pense nisso como a metade de 45 graus) e, em seguida, passe-a pelo aço 10 vezes de cada lado. O aço não restaurará o fio de uma faca cega, mas ajudará você a manter o fio por mais tempo em uma faca bem conservada.
Foto: ROCKY LUTEN
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br